1 – O clássico: deck de madeira tradicional
A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala de decks de piscina são tábuas de madeira corrida (geralmente de jatobá, cumaru, ipê ou itaúba). Como material orgânico, a madeira precisa receber o tratamento correto para resistir às condições ambientais (leia-se: uso constante, alterações climáticas, cloro, etc.).
Dicas importantíssimas: instale as tábuas com espaçamento suficiente para que possam dilatar quando o clima esquentar. Evite colocá-las muito próximas ao chão, para que não absorvam a umidade do solo e requisite a manutenção de um técnico a cada seis meses.
O deck de madeira costuma ter o metro quadrado mais caro, então é comum que ele seja utilizado em apenas uma parte da piscina.
2 – Alternativa natural: deck de bambu
O bambu não é exatamente uma madeira, mas uma gramínea com altíssima densidade de fibras, que oferece uma alternativa mais barata e bastante resistente à madeira tradicional. A necessidade de manutenção é menor e o impacto ambiental também: o bambu cresce muito rápido e não requer replantio.
3 – Decks de madeira ecológica (WPC), madeira plástica e PVC
Outra alternativa ao uso da madeira são os materiais ecológicos. A madeira ecológica é composta por 90% de plástico (geralmente reciclado) e 10% de serragem.
Também conhecido como WPC (Wood Plastic Composite), esse revestimento é altamente resistente a fungos, não empena e não solta farpas. Ele também aceita tintas para madeira e vernizes.
A madeira plástica, por sua vez, é 100% composta de plástico (embora possa conter até 30% de materiais não plásticos, como fibra de algodão). Já os decks inteiramente feitos de plástico PVC têm o benefício da baixa manutenção e alta resistência, mas não reproduzem visualmente o efeito da madeira.
4 – Entornos de piscina com porcelanato: a solução mais moderna
Opção mais celebrada pela arquitetura atual, os porcelanatos são extremamente versáteis, resistentes e reproduzem o efeito de vários tipos de madeira. O assentamento deve ser feito por um profissional especializado, mas a manutenção é muito mais simples que nos decks de madeira.