1 – O clássico: deck de madeira tradicional

A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala de decks de piscina são tábuas de madeira corrida (geralmente de jatobá, cumaru, ipê ou itaúba). Como material orgânico, a madeira precisa receber o tratamento correto para resistir às condições ambientais (leia-se: uso constante, alterações climáticas, cloro, etc.).

Dicas importantíssimas: instale as tábuas com espaçamento suficiente para que possam dilatar quando o clima esquentar. Evite colocá-las muito próximas ao chão, para que não absorvam a umidade do solo e requisite a manutenção de um técnico a cada seis meses.

 

O deck de madeira costuma ter o metro quadrado mais caro, então é comum que ele seja utilizado em apenas uma parte da piscina.

2 – Alternativa natural: deck de bambu

O bambu não é exatamente uma madeira, mas uma gramínea com altíssima densidade de fibras, que oferece uma alternativa mais barata e bastante resistente à madeira tradicional. A necessidade de manutenção é menor e o impacto ambiental também: o bambu cresce muito rápido e não requer replantio.

3 – Decks de madeira ecológica (WPC), madeira plástica e PVC

Outra alternativa ao uso da madeira são os materiais ecológicos. A madeira ecológica é composta por 90% de plástico (geralmente reciclado) e 10% de serragem.

Também conhecido como WPC (Wood Plastic Composite), esse revestimento é altamente resistente a fungos, não empena e não solta farpas. Ele também aceita tintas para madeira e vernizes.

A madeira plástica, por sua vez, é 100% composta de plástico (embora possa conter até 30% de materiais não plásticos, como fibra de algodão). Já os decks inteiramente feitos de plástico PVC têm o benefício da baixa manutenção e alta resistência, mas não reproduzem visualmente o efeito da madeira.

4 – Entornos de piscina com porcelanato: a solução mais moderna

Opção mais celebrada pela arquitetura atual, os porcelanatos são extremamente versáteis, resistentes e reproduzem o efeito de vários tipos de madeira. O assentamento deve ser feito por um profissional especializado, mas a manutenção é muito mais simples que nos decks de madeira.

StructurePress guide you through the process of selecting and installing the green features in your building or home to benefit the environment that will fit into your current practice.
While the cost of greener structure is a little higher than your normal budget, about 5-10%. By using the correct green building contractor, you can expect an efficient.
By using the correct green building contractor, you can expect an efficient home that is durable, healthier to live in and needs less. While the cost of greener structure is a little higher.