Gesso tradicional

É o mais barato e simples do mercado, sendo ideal para quem deseja economizar na construção ou na reforma. Ele é indicado para ambientes menores, e sua instalação é feita com fixações através de arames galvanizados.

Gesso acartonado

Está entre os mais utilizados para a instalação de forros e tetos. A durabilidade do produto compensa o preço superior, uma vez que ele não fica amarelado e é bem mais resistente.

Sancas

As sancas de gesso é uma modalidade de decoração extra, já que ela é definida como uma moldura que fica entre a parede e o teto. Elas podem ser divididas em cinco estilos: aberta, fechada, ilha, invertida, rasgo de luz e podem ter ou não iluminação.

  • Sanca fechada – Nela só é possível ter acesso a iluminação com spots, pois não possui nenhum tipo de abertura;
  • Sanca aberta – Nesse modelo a abertura fica voltada para o centro do ambiente e no vão é possível ter acesso a luz natural;
  • Sanca invertida – Esse tipo também é aberta, porém o vão fica nas laterais;
  • Sanca rasgo de luz – Possuem pequenos recortes no forro que permitem a passagem da luz;
  • Sanca ilha – Nesse estilo a sanca possui uma base no centro que é voltada para o teto.

Forros em placas 

Esse modelo de gesso é mais conhecido, sendo que ele é mais barato que o forro de gesso acartonado. A sua produção é feita com placas de gesso encaixadas, por isso é ideal ser instalado por profissionais altamente qualificados.

Muitas pessoas não gostam desse material devido a dificuldade na colocação e por fazer bastante sujeira até ficar pronto.

Forro de drywall

Esse modelo é mais moderno que o forro em placas. A sua produção é feita de grandes chapas de gesso revestidas e parafusadas em uma estrutura de metal. Devido a sua espessura fina, ele permite que se aproveite mais da área e pode ser utilizado em ambientes de qualquer dimensão.

A instalação do material é mais fácil e ágil, não gerando sujeira como o anterior. Suas especificidades permitem um acabamento de altíssima qualidade, que não costumam trincar ou ficar amarelado como o gesso tradicional.